, , ,

Volta para Cuba- Parte 12 –Varadero com pouco dinheiro.

21:33


O segundo destino mais procurado em Cuba é a super badalada cidade de Varadero. Um paraíso caribenho com paisagens de deixar qualquer um de boca aberta. Resorts, turistas e uma praia com coqueiros e águas claras.

Qualquer pessoas amante do mar e de belas paisagens vai querer curtir alguns dias nessa cidade. Mas para isso, você deverá se preparar para desembolsar uma boa quantia em dinheiro. Ainda mais se você for um pobre brasileiro que precisa trocar Real pela moeda europeia.

De Havana para Varadero são aproximadamente duas horas de ônibus. Por vias normais você terá que ir até o terminal rodoviária da Via Azul e pagar 10 Cuc’s para ir e 10 Cuc’s para voltar.

Se você resolver passar alguns dias lá, terá que pagar algumas dezenas de Euro para se hospedar em um resort, ou buscar a casa de alguma família Cubana.

As tias que me adotaram em Varadero. (David C. Fugazza)
Ônibus da excursão, que me levou a Varadero. (David C. Fugazza)
Sem muita grana, sem muito tempo e sem muita paciência para todo o turismo de Varadero, arrumei uma alternativa muito barata, que me custou  apenas 6 Cuc’s ida e volta.

Posto de gasolina na estrada. ( David C. Fugazza)
Nessas horas, ficar hospedado na casa de uma família local faz toda a diferença. Sabendo que eu gostaria de ir para varadero, a família me indicou uma excursão de cubanos para a praia. E rolam excursões para várias cidades.

Excursão do tipo farofeiro mesmo, ônibus antigão,  mambo no último volume, povão, e muita animação.


O meu ônibus saiu de havana às 5 horas da manhã, o Sol ainda estava escondido. Confesso que fiquei bem inseguro, pois eu era o único estrangeiro do role. Mas ninguém sabia disso, até o organizador anunciar em voz alta que eu era brasileiro. A partir desse momento, umas tiazinhas se aproximaram e foram logo se enturmando. Ai a trajeto foi todo para responder sobre o Brasil e falar das novelas brasileiras.

Essas tias gostaram tanto de mim que praticamente me adotaram, não deixavam eu fazer nada sozinho. Lógico que uma hora eu sai de mansinho e fui conhecer aquele lugar.
A praia estava deserta por conta do tempo fechado. (David C. Fugazza)
Infelizmente o tempo não favoreceu, o dia prometia muito Sol, mas o que prevaleceu foram os vento e um tempo nublado. Mesmo assim, o lugar é realmente lindo.

Lugar inspirador para poder escrever um pouco. (David C. Fugazza) 
Consegui aproveitar meio dia, pois a parte da tarde  só choveu. Essa hora eu aproveitei para comer e conversar mais com esse pessoal. Fiquei em um lugar chamado “Todo en Uno”, um lugar que tem restaurante, lojas e uma 
parque de diversão.  
          

Uma pena que eles ainda não têm muita consciência ecológica. Cada vez que eu os via jogando latinha da janela do ônibus, ou deixando lixo na praia, eu sentia uma enorme vontade de questiona-los.

A volta foi de muitos cochilos, uma pena que o banco desconfortável não ajudava muito.


Mas valeu a pena, conhecer aquele lugar e poder ter um contato tão direto com as pessoas. Saber as virtudes e também os defeitos desse povo tão acolhedor.

No próximo capítulo darei a dica de uma outra praia, tão linda quanto Varadero, mas muito mais barata.






VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.