, , ,

Volta pra Cuba- Parte 13- Santa Maria del Mar, praia barata e bonita

20:02

Santa Maria del Mar. (David C. Fugazza)
Praia é sempre um destino que agrada a maioria das pessoas, eu mesmo gosto muito do mar, da água salgada e do ambiente. Após meu bate e volta para Varadero fiquei com vontade de conhecer outras praias cubanas. Foi ai que surgiu a ideia de conhecer Santa Maria del Mar.

Já avisaram que não era tão bonita quanto Varadero, mas mar é mar e para quem tem a Praia Grande como a praia mais perto, qualquer praia pode ser bonita.

O melhor de Santa Maria del Mar é a quantidade de dinheiro que eu gastei nesse passeio de um dia.  A praia fica aproximadamente 26 km da capital Havana e é possível chegar ao local utilizando o transporte público. Para quem não se lembra das outros episódios, o transporte de ônibus em Cuba, custa 40 centavos de pesos cubanos, ou seja, o transporte público em cuba custa 0,40 centavos de peso Cubano (CUP’s), que dá um total de 0,016 CUC’s = 0,016 Euros = R$ 0,07. 
Parceria espanhola na hora de comprar as pizzas cubanas. (David C. Fugazza)
Eu não lembro muito bem qual ônibus eu peguei, tenho quase certeza que é o P-3, mas o local de onde ele sai é ao lado da maior estação ferroviária de Havana, Estación Central de Ferrocarriles. Só perguntar por ali, que qualquer um te explica.

Para saber o lugar que você deve descer, você pode perguntar para qualquer cubano que estiver dentro do coletivo, eles são muito solícitos. Com certeza vão puxar conversa.

Ao descer você terá que caminhar mais ou menos 1km, mas logo irá avistar um mar de águas claras e tudo valerá a pena, o transporte lotado, a caminhada e o calor.

Primeira visão do mar, depois de descer do ônibus. (David C. Fugazza)
Próximo a essa praia tem restaurantes e bares, com preços compatíveis com a cidade de Havana.
Últimos metros antes de chegar no mar. (David C. Fugazza)

É possível encontrar em Santa Maria del Mar, muitos cubanos, muitos estudantes, pós aula, ou que matam aula e alguns poucos turistas.

Como eu estava na companhia das duas espanholas, passamos o dia todo por lá e voltamos para a capital, no final da tarde. O Sol estava forte ainda, não queria pegar o ônibus na estrada a noite.
O mar aquele dia estava puxando bastante, mas o pior foi ir embora com areia até dentro da orelha.
Ventania e mar puxando, mas valeu a pena. (David C. Fugazza)
Voltamos pelo mesmo trajeto, caminhamos os quase 1,5km e tomamos mais uma condução cheia, na beira da estrada 


Mas valeu a pena. Por isso fica a dica, quer conhecer o mar e não quer gastar muito? Vá para Santa Maria del Mar.
Para quem quiser um trabalho.. rs. (David C, Fugazza)

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.