, , ,

Volta para Cuba- Parte 10 – Internet de qualidade, tem sim senhor

21:02

Ao buscar informações sobre Cuba, certamente você encontrará pessoas dizendo que por lá não existe internet, ou melhor, que existe só para uma parcela da população. A verdade é que existe internet, mas por um valor alto.
Pelas conversas que tive, descobri três diferentes categorias de internet. 

A mais comum é a pré-paga. Você vai a um posto autorizado e compra um cartão, raspa atrás e digita o código no site da Empresa de Telecomunicações Cubana, a ETECSA. Existem cartões de 1 e de 5 horas de navegação.

Mas você não consegue conectar em qualquer parte da cidade. Existem algumas regiões, normalmente são praças com rede wifi, nesses locais você consegue acessar qualquer site, não existe restrição a sites americanos por exemplo. Tanto é que os Cubanos tem até Facebook.

Essas praças são facilmente reconhecidas pela quantidade de pessoas com celulares, tablets e até notebooks nas mãos.  Cada hora de internet custa 3 CUC’s e você pode conectar , desconectar e usar o mesmo código outro dia em outros lugares.

Em relação a velocidade eu postava fotos e vídeos no Instagram, mandava arquivos de áudio e vídeo via Whatsapp e Facebook. Enfim, não tenho do que reclamar do serviço.
Um dos pontos de internet, na avenida 23, próximo ao malecon. (David C. Fugazza) 
Nos quatro primeiros dias eu nem pensava em internet, pois esses dias eram agitados pelas novidades que eu encontrava.

No primeiro dia em Havana precisei enviar um e-mail para minha família, simplesmente avisar que a viagem havia sido ótima e que eu estava bem. Foi ai que conheci a segunda categoria de internet em Cuba, a discada.

Isso mesmo, aquela que você esperava até meia noite para acessar porque era mais barata. Eu só não lembrava como ela era lenta. Fiquei quase meia hora para acessar meu e-mail. Essa internet existe na casa de alguns cubanos, mais aqueles que trabalham com turismo.

A outra modalidade de internet é a banda larga, presente nos órgãos públicos, universidade e na casa de alguns profissionais que trabalham para o governo, como por exemplo, os jornalistas.

Cheguei a usar também a TarjetaTelefónica para fazer ligações em telefones públicos, que por sinal estão espalhados por toda cidade.

Fiz algumas ligações para pessoas que conheci em Havana e achei bem funcional e econômico.

Você pode escolher o tipo de comunicação que irá fazer, mas espero que sua escolha seja a mais antiga de todas, a comunicação face to face.

É dessa maneira que você vai conseguir conhecer um pouco mais daquelas pessoas e daquele País. Desconecte da internet e procure alguém para um bom papo, em uma praça ou em Malecon. Com toda certeza qualquer pessoas te dará a maior atenção.


Mas nem só de Havana se vive um viajante, no próximo capítulo conto um pouco mais sobre as viagens dentro do País.

OBS: Infelizmente, esqueci de tirar fotos desses pontos. 

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.