, , ,

Volta para Cuba- Parte 11 – Passeio barato fora de Havana

20:13

Estação ferroviária de San Antonio de Los Baños. (David C. Fugazza)
Havana é uma cidade encantadora, que faz você querer ficar sempre por lá. Mas temos que levar em consideração que é a capital do País, teoricamente, tudo tende a ser melhor.

Na gana de querer conhecer mais lugares e gastar menos possível sugiram algumas viagens que me deixou bem animado. A primeira delas, uma trip de trem para a cidade de San Antonio de Los Baños, que fica na província de Artemisa, aproximadamente 26 km da capital.



A pequena estação em Havana e o painel com horários.Bilhete do trem; (David C. Fugazza)
San Antonio recebe todos os anos muitos estudantes de várias partes do mundo para cursar a tradicional Escola Internacional de Cinema e Televisão, que foi fundada em 1986.





Uma cidade bem pequena que também concentra uma importante fábrica de Tabaco, que produz e importa as melhores marcas para o mundo.

Mas para chegar em San Antonio, o meu colega francês e eu nos deslocamos até o terminal ferroviário 29 de novembro, que é a segunda estação de Havana, bem pequena, por sinal. Ela fica próxima a Plaza de la Revolucion.

Paisagens e caminhos até San Antonio. (David C. Fugazza)
Para comprar o bilhete foi um sacrifício, pois eles queriam vender a passagem em Cuc’s e nós queríamos pagar em Pesos Cubanos. Acabamos inventando que éramos estudantes e colou. Pagamos 0,40 de moeda nacional.


A viagem dura aproximadamente uma hora e meia e ao longo de todo caminho você consegue visualizar bairros e povoados sem a menor estrutura de esgoto. Muitas paisagens, pequenas propriedades e pessoas que proporcionaram algumas das fotos preferidas.


Pequenos vialarejos
Durante essa viagem conheci dois moradores da cidade, que estavam voltando de Havana após uma consulta médica. Um deles é o Sr. Valle, ex-militar, nos contou um monte de história, nos levou até sua casa e nos apresentou a um fotografo local. Deu água, ofereceu comida e nos levou para conhecer as fábricas de charutos. Mesmo com a sua influência, não foi possível conhecer o interior delas.

Bom, mesmo assim, deu para andar um pouco pela pequena cidade e conhecer mais dos seus moradores, um deles um grande artesão, que ficou bem desconfiado e não queria deixar a gente fazer fotos do trabalho dele.


A volta foi tão divertida quanto à ida, como as portas ficam todas abertas, você pode sentar no chão, colocar os pés para fora e aproveitar a vista, a brisa e a aventura.

Em Havana existe outro terminal ferroviário, bem maior e com trens para todo o País e para os cubanos com preços bem vantajosos. Infelizmente não consegui comprar passagem para outro destino com moeda nacional.









VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.