, , ,

Volta para Cuba- Parte 5 – Caminhando em busca de conhecimento

13:35


Foto de novembro de 2015, mas que poderia ser da década de 50 (David C. Fugazza)
O meu primeiro dia em Havana foi de muita andança pela cidade. Apesar de não gostar de pontos turísticos é praticamente obrigatório visita-los, para conhecer um pouco mais sobre a história desse país ímpar no mundo. 
Os principais pontos ficam, muitas vezes, distantes um do outro.  Em contrapartida, você tem diversas opções de transporte para se locomover na cidade.

É engraçado pensar nisso, mas a impressão que eu tenho é que, a locomoção funciona muito bem em Havana. Lá você pode usar o ônibus, também conhecidos como guagua, táxi, carro coletivo, cocotáxi, ruteiro e a bicitáxi.

Guaguas (David C. Fugazza)
Eu, particularmente, preferi usar o meio mais cansativo, mas também o mais econômico e o de maior retorno, quando o objetivo é conhecer de verdade a cidade e as pessoas. Eu optei por fazer os percursos caminhando e quando meu destino era o mesmo, eu trocava de rua, para poder conhecer mais ainda.

Caminhei em média 10 ou 15 km por dia, e todos ficavam assustados quando eu contava sobre os trajetos que havia feito.


Nessas andanças, pude sentar em praças, conversar com as mais diversas pessoas, ver um pouco das particularidades do povo e também mostrar mais o Brasil.

Se a caminhada for uma opção para você, não esqueça de usar um tênis confortável, levar água, óculos escuro e câmera fotográfica. Passar protetor solar (que eu esqueci) e desodorante é importante, pois o clima é bem quente. Deixe de lado o fone de ouvido, ouça a cidade, o povo, os carros e tudo mais que seus ouvidos captarem.

Se você não for muito adepto a longas caminhadas, poderá usufruir de transportes para todos os bolsos.
Os coletivos auxiliam o sistema de transporte público de Cuba, por um valor justo (David C. Fugazza)
Existem dois tipos de ônibus para o transporte dentro da cidade, são as guaguas (eu demorei para entender que isso significava ônibus), que eu descrevi no capítulo 3 e custam 0,40 centavos de pesos cubanos; e os ruteiros, que são mini ônibus amarelos, com caminhos estabelecidos e os passageiros não podem viajar em pé. Esse transporte custa de 5 a 10 pesos cubanos.

Atualmente no Brasil vemos uma briga desnecessária, entre Uber e os táxistas. Em Cuba existem dois tipos de transportes feitos por carro e eles convivem muito bem, um complementa o outro. 
Charretes servem como transporte público, na cidade de Santa Clara. (David C. Fugazza)
Os táxis convencionais, que são caros, normalmente custam de 5 a 10 CUC para qualquer trajeto. Normalmente são carros novos e amarelos ou antigos e muito bem conservados. Não esqueça de negociar antes de entrar no veículo.

Cocotáxis (http://www.unimportant-man.co.uk/)
A outra opção são os coletivos, usados normalmente por locais, custam 10 pesos cubanos e funcionam como uma lotação. Todos eles levam uma plaquinha no para-brisa escrito “Táxi” e são legalizados pelo governo.

A maioria desses carros são antigos e relativamente velhos, sem muita manutenção. Eles não têm ar condicionado, vidros elétricos e muitas vezes nem cinto de segurança.  

De preferência não converse muito dentro desses coletivos, assim que te identificarem como turista, vão querer converter o valor para CUC. Se isso acontecer, simplesmente entregue os 10 pesos cubanos e saia do carro, no seu destino.
Os carros antigos, mas muito bem conservados são usados como táxi, para turistas. (David C. Fugazza)
Assim que avistar um coletivo, estenda o braço, quando ele parar, você fala para onde quer ir, se ele passar por lá, ele vai te avisar, se não, ele vai acenar com a cabeça negativamente e partir.

Esses coletivos não andam por toda a cidade e durante a noite não tem choro, o pagamento é em CUC, principalmente depois das baladas. Por isso, sempre negocie, se achar muito caro caminhe até encontrar outro.
Outra opção de transporte são as bicitáxis. (David C. Fugazza)
O cocotáxi eu não experimentei por causa do valor, que normalmente é parecido com o táxi convencional.  Eles são triciclos motorizados, que parecem com um coco.  As bicitáxis e as charretes em Santa Clara, eu não quis experimentar, pois são meios de transportes que usam a força animal.

E não é que esse texto se transformou em mais uma dica de como economizar em Cuba? Então aproveite, e vá viajar.
Transportes para todos os gostos e bolsos (David C. Fugazza)


A mesma foto da abertura, mas em cores, dando um ar mais moderno. (David C. Fugazza).


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.