, , , , , , , , , , ,

Volta pra Cuba- Parte 1

13:20

Os Cuc's são estampados com locais importantes de Cuba, os Cup's tem 
imagens de figuras históricas. 
Fotos: David C. Fugazza
Cuba para quem não sabe é um pequeno país localizado na América Central, que desperta todo tipo de sentimento nas pessoas. É um país tão pequeno geograficamente, mas tão poderoso, que preocupa a maior potência do mundo, os Estados Unidos. Fato facilmente percebido pelos 50 anos de bloqueio econômico e financeiro.

A pequena ilha de mais de 11 milhões de habitantes, entrou na minha vida após uma rápida leitura sobre Fidel Castro, o que logo me levou a pesquisar sobre aquele lugar e sobre seus feitos heroicos. Desde então, tenho lido sobre a Revolução Cubana, sobre a histórica relação com os seus vizinhos estadunidenses e sobre figuras como Che Guevara, Fidel, Raul e mais recentemente, os cinco heróis cubanos, que estavam presos nos Estados Unidos.
   
Todos esses livros, filmes e documentários fizeram com que eu criasse uma imagem de Cuba, que muitas vezes era rebatida por críticas ao sistema e a forma de governar dos irmãos Castro.

Desde então, meu grande sonho era conhecer esse pequeno pontinho no mapa, que causa tanto fervor nas pessoas e; quem sabe desmistificar algumas lendas e confirmar outras histórias.

Depois de anos sonhando, programando e desistindo, após uma reflexão sobre realizações de sonhos, resolvi comprar minha passagem e embarcar para descobrir um pouco mais sobre aquele país, mas agora com os meus próprios olhos.

Aproveito essa série de texto, para deixar algumas dicas para quem pretende fazer essa trip de maneira econômica.

É para esse passeio que eu convido todos os que se interessam por um pouco de história e curiosidades.

Sejam bem vindos. 

Foto: David C. Fugazza
Tudo começou a se concretizar quando consegui um trabalho temporário de dois meses, que possibilitaria pagar essa conta. Nesse período eu precisava comprar as passagens, tirar toda documentação necessária, trocar o dinheiro e me programar. Foi nessa pesquisa inicial que descobri que Cuba tinha duas moedas oficiais, isso mesmo, são duas moedas com valores e destinos bem diferentes.

Uma delas é o Peso Cubano Conversível, popularmente conhecido como CUC, uma moeda supervalorizada, destinada aos turistas que vão conhecer a Ilha. O CUC é equivalente a 1 Euro, o que torna a viagem para nós brasileiros, extremamente cara.

A outra moeda oficial do país é o Peso Cubano, ou CUP, essa é a moeda que os cubanos recebem seus salários. Para você ter uma ideia da desvalorização do dinheiro local, o CUC é equivalente a 25 CUP.

Essa é uma das grandes reclamações da população cubana, pois existem artigos e produtos que são vendidos somente em CUC, mas como eles ganham em CUP, a compra e o consumo acabam sendo inviáveis para os cubanos, que tem uma média salarial de 20 a 30 Dólares por mês. Sobre esse assunto darei mais detalhe nos próximos capítulos.  

Diferente do que muitas pessoas acreditam, qualquer turista pode cambiar as duas moedas, o que pode garantir uma boa economia na sua trip.   

Para entrar em Cuba você precisa dos seguintes documentos: passaporte, seguro viagem, um local de hospedagem, que no meu caso foi a casa de uma família cubana e o visto, que pode ser emitido no Consulado Cubano, ou em algumas agências de viagem.
Foto: David C. Fugazza

Li que a empresa aérea Copa Airlines faz conexão no Panamá e que é possível comprar o visto no aeroporto antes do embarque para Havana. Como eu comprei passagem pela Avianca e minha conexão era em Lima, Peru, providenciei toda a documentação aqui no Brasil mesmo.

Eu fiz o seguro e o pedido do visto na mesma agência, o que totalizou um custo de U$ 72 do seguro, mais R$ 90 da taxa de emissão e o envio.
Outra dica valiosa é levar todo dinheiro em Euro, não leve em Dólar, pois existe uma taxa na hora de fazer o câmbio, que torna inviável a troca.

Para que está longe da capital de São Paulo e deseja tirar o visto com uma agência, eu indico a :Lionstours Feiras e Congressos /Escritorio Brasil - Telefones 019 35837498  - 011 971708623/ Escritorio Cuba   - Tel. 537 - 2065088 / www.lionstours.com.br / Pode falar com o Fernando ou com o Adalberto. 
Quero deixar bem claro que essa indicação não é uma propaganda e sim um retorno de um belo e atencioso atendimento. 

Bom, essa é a primeira parte da nossa viagem para Cuba, no próximo capítulo, volto como mais curiosidades, verdades e mentiras sobre Cuba. 

"VOLTA PRA CUBA" é um termo muito utilizado pelos brasileiros atualmente, que demostra a falta de conhecimento sobre a ilha. É utilizado, principalmente, pelos opositores do governo, que conseguem ver algumas semelhanças entre o Brasil e Cuba.  

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

3 comentários

  1. Esperamos boas histórias, verdades e mentiras.

    ResponderExcluir
  2. Estou curiosa ,conte mais e mais nos minimos detalhe.

    ResponderExcluir
  3. Me identifiquei com seu relato nesse texto..."realização de sonhos", prestes a realizar o meu,tenho como objetivo conhecer a verdadeira realidade de Cubae assim desmistificar falacias sobre o desconhecido.
    Acredito estar trilhando caminhos certos, espero poder através de seus relatos e textos apropriar me de conhecimentos que á muito vivem em meus pensamentos e sonhos e assim ajudar a desconstruir pre conceitos que tanto nos faz regredir cultural e socialmente.

    ResponderExcluir

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.